SOGLIA
A SOGLIA é uma confederação de Grandes Lojas Maçônicas cujos membros obedecem aos princípios da Regularidade. Reunidos anualmente em diferentes partes do mundo, com o objetivo de compartilhar fraternidade e promover a tradição maçônica, os membros da SOGLIA respeitam a autonomia de cada Grande Loja. Isso se expressa pela variedade de rituais aceitos e reconhecidos, praticados em nossas Grandes Lojas ao redor do mundo. Nossa associação nasceu no ano de 6010.Y:T:L:, com a assinatura do Tratado de Arezzo, na cidade que acolheu oito Grão-Mestres representando oito Grandes Lojas. Posteriormente, mais Grandes Lojas se uniram à SOGLIA, expandindo nossa sociedade para os cinco continentes.
Sobre a SOGLIA
No dia de Nosso Senhor, 30 de janeiro de 6010, na cidade de Arezzo, Itália, estiveram presentes diversos Grão-Mestres e Grandes Dignitários das seguintes Grandes Lojas Regulares:
Gran Loggia D'Italia della Massoneria Universale (GOIF-R), Ir. Pasquale Cerofolini Gran Loggia Regolare di Rito Emulação de Antichi Massoni d'Italia (GOIF-R), Bro. Carmelo de Bella Grande Loja Regular da Romênia (Marea Loja Regulara a Romaniei), Bro Dorian Orz Grande Loja do Alto Conselho Maçônico da Sérvia (Velika Loža Visokog Masonskog Saveta Srbije), Ir. Borko Žiravac Grande Loja Regular da Eslovênia (Velika Regularna Loža Slovenije), Ir. Dušan Mikuš Gran Logia Regular York do México, Gran Logia Regular do Estado de Guerrero (México) Grande Loja Regular do Texas F&AM, atualmente Grande Loja Abraham AF&AM. Irmão Weston Jarvis Grande Loja Nacional do Chile, Irmão Emiliano Lepe Caballero
Por iniciativa do MW Ir. Pasquale Cerofolini (Itália), Irmãos Grão-Mestres de oito Grandes Lojas reuniram-se formalmente para discutir e acordar a formação de um novo Corpo Maçônico, com o objetivo de promover a fraternidade entre os membros das Grandes Lojas, assegurar a preservação da essência filosófica e simbólica, das tradições, dos preceitos e dos usos da antiga arte da Maçonaria, incentivar o desenvolvimento da Maçonaria Regular em todo o mundo, contribuir para o aprimoramento da conduta moral e ética de toda a sociedade, fomentar a pesquisa e as atividades maçônicas em geral, incluindo, mas não se limitando a, iniciativas de caridade e filantropia. Posteriormente, em junho de 6009, na congregação SOLIA, na cidade de Catânia, Itália, sob a hospitalidade do estimado Ir. Carmelo di Bella, o "Tratado de Arezzo" foi emendado e assinado pelos fundadores.
Os referidos Grão-Mestres finalmente estabeleceram um acordo, denominado "Tratado de Arezzo".
Este documento foi aprovado ao término da assembleia.
O "Tratado de Arezzo" é a pedra fundamental deste novo Corpo Maçônico e seu conteúdo prevalecerá sobre qualquer disposição futura nos Estatutos e Regulamentos, em caso de controvérsia ou contradição.
O texto do "Tratado de Arezzo" expressa claramente o verdadeiro espírito desta iniciativa, que está aberta à adesão de todas as Grandes Lojas Regulares do mundo.
